A alimentação durante a prova

A alimentação durante a prova A alimentação durante a prova

10 de Dezembro de 2018

Café da Manhã
Vamos começar pelo mais importante: não vá fazer a prova de barriga vazia. Isso é um tiro no pé. Estômago vazio pode resultar em hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), ocasionando sonolência e dificultando a concentração, além de gerar tontura, dor de cabeça, queda na pressão e fraqueza.
Por isso um café da manhã com alimentos dos diferentes grupos alimentares é tão importante. Procure consumir carboidratos, que são uma boa fonte de energia, mas prefira os integrais, que oferecem mais fibras e por isso prolongam a sensação de saciedade.

Sugestão: ovos mexidos com ervas e azeite de oliva, vitamina de banana e abacate com leite integral e café puro (opcional).

Lanche para Prova
O mais aconselhado para consumir durante a prova é: água, frutas e chocolate, mas aquele com teor de 70% de cacau. O chocolate tradicional tem muito açúcar e gordura trans, enquanto o 70% tem mais cacau, que é um estimulante poderoso.
Um sanduíche natural, com pão integral, cenoura, alface, tomate, também é uma ótima pedida. Ele também pode conter presunto ou frango desfiado (mas neste caso deve ser feito no mesmo dia a ser consumido). Importante: não adicione maionese, ela pode estragar facilmente e ocasionar numa dor muito maior que apenas a de cabeça por não conseguir resolver a prova.

Sugestão: mix de castanha do Pará e amêndoas, maçã e chocolate 70% cacau.

Bebida para Prova
O mais indicado para se beber durante a prova, obviamente, é água. Bebidas açucaradas são de fácil digestão e estimulam a fome

Casos Especiais
Se você sofre de pressão baixa: o problema costuma aparecer mais frequentemente no calor. Neste caso, beba muita água durante a prova: a hidratação é muito importante para manter uma boa pressão e evitar que a pessoa passe mal. Estar bem alimentado também é um ótimo recurso para controlar a situação.

Se você sente dores de barriga quando nervoso: evite alimentos que você já sabe que pioram este quadro. Os mais comuns são mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. E opte pelos opostos: maçã, banana maçã, limão, batata, por exemplo.


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