Dicas Finais de Redação

Dicas Finais de Redação Dicas Finais de Redação

21 de Dezembro de 2018

Dicas de redação
- Leia atentamente a proposta, destacando os comandos do que a banca está pedindo.
- Entenda o tema como um questionamento (caso já não seja uma pergunta).
- Produza um esquema com a resposta a essa pergunta - isso ajuda a definir o ponto de vista.
- Justifique a resposta dada (o ponto de vista) - isso define os argumentos (número de argumentos = número de desenvolvimentos).
- Elabore a explicação para cada argumento, exemplificando-o e relacionando-o com a temática e com o ponto de vista. A partir desse esqueleto, o rascunho pode ser feito de forma mais organizada. Preocupe-se com a clareza das suas ideias.
- Após terminar o rascunho, não passe a limpo imediatamente. Deixe o rascunho de lado e faça algumas questões da prova de português. Esse afastamento permitirá que a leitura final seja mais crítica.
- Revise atentamente o rascunho, dando atenção às questões gramaticais. A gramática pesa bastante na nota final, por isso atente para a revisão de quesitos como concordância, regência, crase e pontuação. Toda mudança que julgar necessária no texto deve ser feita nesse momento.
- Passe e a limpo o texto, cuidando para evitar rasuras. Caso erre, não se esqueça apenas de riscar o erro e seguir normalmente, escrevendo a correção normalmente.
- Não se esqueça de atribuir um título ao seu texto (a ausência é descontada, e a presença de um título criativo acrescenta pontos).
- Principalmente, não deixe de verificar se o seu texto atingiu o limite mínimo de linhas (30 linhas).

Este post foi elaborado pela professora de redação do Unificado, Patrícia Zanella

O que você está buscando?