Inscrições ENEM 2018 | Grupo Unificado

07 de Maio de 2018

Prazos

Estão abertas, desde as 10 horas do dia 07/05, as inscrições para a 20ª edição do ENEM. Encerrado o prazo de pedido de isenção, as inscrições vão até às 23h59 do dia 18/05 através da página do INEP. Até essa data é possível atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. O pagamento da taxa de 82 reais iniciou também dia 07 e se estende até o dia 23 de maio. O valor da inscrição pode ser pago em agência bancárias, casas lotéricas e agências dos correios, devendo ser respeitados os horários de compensação de valores. Seguindo o cronograma do exame, o prazo para solicitação de atendimento por nome social vai de 28/05 a 03/06.

O cartão de confirmação – contendo número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado e/ou específico (se solicitado) e opção de língua estrangeira – é publicado em outubro, ainda sem data confirmada. As provas acontecem nos dias 04/11 (com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação com duração de 5h30) e 11/11 (com 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática com duração de 5h, 30 minutos a mais do que em 2017). O gabarito será divulgado em 14/11. Os resultados individuais serão disponibilizados em janeiro de 2019 e os espelhos de redação em março do mesmo ano.

É importante ressaltar que os alunos que solicitaram e tiveram a isenção aprovada também devem se inscrever, não sendo a homologação da sua isenção uma confirmação prévia da sua inscrição. O edital com todas as informações sobre o processo está disponível na página do INEP. É possível também baixar o aplicativo do ENEM na App Store e na Google Play com o cronograma e lembretes importantes sobre a prova.


Informações Importantes

A edição de 2018 do ENEM apresenta várias novidades: solicitação de isenção antes do período de inscrição, necessidade de justificativa de ausência para isentos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2017 e querem isenção no Enem 2018, isenção para quem atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017, ampliação de 30 minutos na duração das provas do segundo dia de aplicação, possibilidade de recurso relacionado à isenção e justificativa de ausência, mais documentos aceitos na identificação, critérios de eliminação atualizados e ampliados e perda de 200 pontos em redações que desrespeitarem os Direitos Humanos.

O edital oferece também atendimentos especializados, sendo eles para autismo, baixa visão, cegueira, deficiências auditiva, física, intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular. Os atendimentos específicos são para gestante, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar ou outras situações específicas.

A nota obtida no ENEM pode ser utilizada para concorrer a vagas em instituições de ensino federais e estaduais através do SISU, vagas com bolsas em instituições privadas com o PROUNI e também financiamento estudantil por meio do FIES.

O que você está buscando?