Método dos Flashcards para estudo

Flashcards para estudo Flashcards para estudo

28 de Agosto de 2018

Os flashcards fazem parte de um método de estudo e memorização a longo prazo. Eles são utilizados diariamente para que novos assuntos e matérias sejam fixados na memória de forma definitiva, por meio da persistência. Em tradução livre, flash card é um cartão instantâneo, e isso é basicamente o que ele promete: uma resposta imediata para o que se pretende estudar.

Como Fazer e Utilizar
Em uma ficha pautada escreve-se uma pergunta (simples e direta, de preferência) ou um conceito. No verso, ela é respondida ou é dada a definição do conceito pedido. Depois que o material estiver pronto, é possível estudar sozinho ou com ajuda. Peça que alguém leia (ou leia você mesmo) a pergunta do cartão. Tente responder ou definir o que ele pede e logo em seguida confirme se sua resposta é a correta. Divida então os cartões em três pilhas: aquelas que você acertou sem titubeios (pilha um). As que você acertou através de chutes, teve dúvidas em relação à sua resposta, ou confundiu detalhes (pilha dois). E as que você errou (pilha três). A primeira pilha deve ser revisada mensalmente. A segunda, a cada duas semanas. A pilha três semanalmente – ou diariamente, até que a resposta seja correta, se você tiver disponibilidade.
Os flashcards são indicados para o estudo da área das exatas, pois são muito úteis na hora de decorar fórmulas de matemática ou grupos de química orgânica. Todavia, eles também podem ser empregados no estudo de línguas estrangeiras ou na fixação de datas históricas.

A necessidade de repetição se dá pela tendência do cérebro de esquecer informações com o decorrer do tempo, como ilustra a curva de esquecimento de Herman Ebbinghaus.


Para que o cérebro guarde a informação permanentemente, é preciso que você o relembre num momento específico: quando ele está prestes a esquecer. E é isso que os flashcards permitem, de forma ágil e versátil, podendo ser utilizados em qualquer lugar: a lembrança oportuna de um conteúdo.


Dicas Importantes

É importante sempre embaralhar os cartões a cada nova rodada de estudo, pois decorando a ordem das respostas é possível que você associe conceitos e só lembre de um se conseguir pensar no outro. Evite.

Outras dicas estão relacionadas à confecção dos cards: proponha perguntas sintéticas e curtas, escreva as respostas em tópicos e use canetas coloridas, desenhos, e símbolos, que são aliados na hora da aprendizagem.
Na hora da revisão seja minimamente organizado: separe os cartões por disciplina, e de preferência, por conteúdo.
O mais aconselhável para a confecção dos cards é utilizar os tradicionais papel e caneta. No entanto, existem sites e apps que permitem que o estudo seja realizado de forma virtual. Algumas opções são: GoConqr, Anki, Quizlet, Canva, StudyBlue e Tiny Cards.


O que você está buscando?