O que revisar para a UFRGS?

O que dá tempo de revisar pra UFRGS? O que dá tempo de revisar pra UFRGS?

07 de Dezembro de 2018

Nós do Unificado sabemos que durante todo o ano o que mais houve nas nossas sedes foi preparação, esforço e aprendizado. E tudo isso é primordial (e até suficiente) para conquistar a tão sonhada vaga na UFRGS. Mas faltando 29 dias para uma das provas mais importantes das nossas vidas é possível (se não aconselhado) fazer uma última revisão, só para ter a mente tranquila de que fizemos tudo que era preciso para alcançar nosso maior objetivo.

Então aqui vai uma lista de quais assuntos apareceram nos últimos anos da prova e provavelmente vão cair esse ano também:


Física: Termodinâmica, energia e trabalho mecânicos, eletromagnetismo e física moderna.

Biologia: Metabolismo energético (fotossíntese e respiração), citologia (divisão celular e organelas), DNA e núcleo celular, botânica (ciclos reprodutivos), genética, evolução e ecologia.

Química: Química orgânica, cinética química, equilíbrio químico, pH e pOH, ligações químicas (atômicas e moleculares).

Matemática: Geometria plana (áreas das figuras planas, características das figuras regulares e trigonometria no triângulo), geometria espacial (volumes prismas e pirâmides, relações de proporção, tronco de pirâmides e tronco de cone e cilindro e esfera), PA e PG (soma finita e infinita), porcentagens (aumentos e descontos percentuais), função do 1º grau (reta) e função do 2º grau (parábola).


Literatura: Leituras obrigatórias e interpretação de texto.

Língua Estrangeira

| Inglês: Nexos Coesivos (especialmente os de contraste e concessão), preposições, pronomes relativos, voz passiva e identificação de funções gramaticais.

| Espanhol: Verbos, conjunções, pronomes e advérbios. Muito prováveis: acentuação, gênero e plural.

Português: Concordância verbal, regência verbal, vozes verbais, pronomes relativos e interpretação de textos.


Geografia: Demografia, urbanização, cartografia, hidrografia e agricultura.

História: Baixa idade média (renascimento comercial e urbano), idade moderna (grandes navegações e crise do Antigo Regime), idade contemporânea (ascensão nazifascista) e ditadura militar (anos de chumbo).


Lembrando que resolver as provas dos últimos anos do vestibular é uma ótima forma de estudo prático e de conhecer e desvendar a prova, visto que a UFRGS costuma seguir um padrão bem específico nas suas questões.

Este post contou com a colaboração dos professores Rodrigo Buchfink, Guto, Elói Fernandes, Guilherme Pirillo, Fábio Vasques, Roberta Spessato, Ávila, Bruno Flek e Marcelo Martins.

O que você está buscando?