Universidade com FIES - Rumo ao ENEM

Universidade com FIES - Série ENEM Universidade com FIES - Série ENEM

21 de Setembro de 2018

O que é e como funciona o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. O processo ocorre semestralmente (o costume é que uma edição seja em fevereiro e a outra em julho), o período de inscrições dura três dias e depois que a seleção é feita, cada Instituição que adere ao programa segue seu próprio cronograma de matrículas.

Quem pode participar
Todos aqueles que fizeram a prova do ENEM no ano anterior, não zeraram a nota de redação e tenham atingido, pelo menos, 450 pontos na média de cada prova. Notas de outras edições do Exame não serão aceitas.

Para concorrer ao financiamento o aluno não deve ter uma renda de mais de 3 a 5 salários mínimos per capita na família.

Pesos e Notas de corte
Os pesos (quantidade de vezes que a nota é multiplicada para se chegar à nota final) são alterados de acordo com o curso e a instituição a que se candidata. Todavia, tais valores são fixos. O que muda durante os quatro dias de inscrições são as notas de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados), que são niveladas a partir da quantidade de vagas disponíveis, candidatos que concorrem e suas notas, sendo atualizadas às 00h, todos os dias. Durante os quatro dias de inscrição o aluno pode alterar suas escolhas quantas vezes achar necessário, entretanto, é importante salientar que apenas a última inscrição feita é a válida.
O aluno pode demonstrar interesse em até dois cursos de diferentes instituições de ensino, por ordem de preferência.

As inscrições devem ser feitas no portal do FIES e o usuário e senha usados para login no site devem ser os mesmos usados no site do ENEM.


O que você está buscando?