Entre os assuntos de Biologia que caem com mais frequência nos vestibulares, em especial no ENEM, estão os biomas e os ecossistemas. Ambos os temas são recorrentes nas provas e é importante saber a diferença entre eles e quais são os diferentes tipos existentes. 

Os  biomas são conjuntos de ecossistemas com uma diversidade biológica própria, já os ecossistemas são formados pela interação entre os fatores bióticos (comunidade de espécies variadas que ali coexistem) e os fatores abióticos (água, solo, luz).

No Brasil, são seis os principais biomas:

1. Floresta Amazônica

É a maior floresta tropical do mundo, cobrindo os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Foto: lubasi

2. Caatinga

Predominante no Nordeste do país, marcando presença no Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Característico do clima semi-árido, este bioma possui vegetação arbustiva de médio porte, com galhos e folhas adaptados para sobreviver aos períodos de seca.

Foto: HighJay

3. Cerrado

Considerado o segundo maior bioma do Brasil, predomina na região centro-Oeste e está presente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais. É uma grande savana favorecida pelo clima tropical sazonal, com períodos de chuvas e de secas.

Foto: Moroni Filho

4. Mata Atlântica

É também uma floresta tropical, que percorre o litoral do país de Norte a Sul, passando pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de outros onze estados. A Mata das Araucárias, segundo o IBGE, está classificada dentro do bioma da Mata Atlântica. Porém, outras classificações consideram a Mata das Araucárias um bioma independente.

Foto: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti

Veja também: o que fazer e o que não fazer na Redação ENEM

5. Pantanal

É o de menor extensão territorial do país, abrangendo apenas dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima predominante é tropical continental, de verão chuvoso e inverno seco, o que resulta na formação dos pântanos.

Foto: Filipe Frazão

6. Pampas

Aparece quase que exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul. O clima é subtropical, com abundância de pastos, compostos de gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.

Foto: Bernardo Fiusav

Para saber mais sobre assuntos que caem com frequência na prova de Biologia do Enem, baixe gratuitamente nosso e-book “Como se preparar para mandar bem no Enem”

Quer mais conteúdos como esse? Continuaremos, semanalmente, trazendo os melhores conteúdos para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. Acompanhe por aqui e nossas redes sociais!

MATRICULE-SE AGORA