Como usar a vírgula corretamente nos seus textos

O emprego da vírgula em textos e frases sempre causa muitas dúvidas, devido às inúmeras formas de utilização que esse sinal de pontuação possui. Entretanto, a vírgula obedece exclusivamente à estrutura gramatical da frase. Para pontuar com segurança, é importante ter a capacidade de reconhecer, na frase, seus elementos constituintes como sujeito, objetos, adjunto adverbial etc. É indispensável, também, reconhecer os padrões frasais.

Compilamos os 8 usos diferentes da vírgula. Vamos conferir o emprego correto em cada caso?

Grandes físicos da história e suas contribuições para o mundo

 

O dia 19/05 é marcado pelo Dia do Físico, em homenagem a Albert Einstein e seu “O Ano Miraculoso”, 1905. Neste ano, o gigante da Física publicou 5 artigos que mudariam a história da Física, no auge dos seus 26 anos. Para lembrar a data, selecionamos quatro grandes físicos e suas principais contribuições para o mundo.

 

Os assuntos que mais caem no ENEM

Na última segunda-feira (11), abriram as inscrições para o ENEM 2020 e, agora, faltam apenas 5 meses para a prova, com data marcada para 1º de novembro. Sabemos que esta temporada pode ser muito estressante para os vestibulandos em geral, e é comum que isso aconteça.

Para que você se sinta mais confiante frente ao momento que estamos vivendo, desenvolvemos este post e um e-book apresentando, de forma resumida, os três assuntos que caem com mais frequência em cada uma das áreas e matérias do exame. 

7 podcasts que todo vestibulando deveria ouvir

Além de trazerem conteúdos e reflexões importantes para quem está em ano de vestibular, os podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar, seja na hora do banho, antes de dormir, durante uma caminhada ou exercício físico. Enquanto você “alivia” a cabeça, segue consumindo informação relevante. 

Selecionamos aqui alguns que você pode ouvir gratuitamente no Spotify. Confira!

Como se manter produtivo durante o isolamento social

Em tempos de isolamento social, onde todas as pessoas e todas as rotinas foram afetadas de alguma maneira, cabe a nós mesmos buscarmos diferentes maneiras de se manter saudáveis e produtivos. De nada adianta ficarmos reclamando ou “arranjando desculpas”; precisamos procurar soluções e maneiras alternativas para realizar as atividades de novos jeitos. Precisamos estar abertos, ser flexíveis e, principalmente, manter o foco, mesmo que, às vezes, a cama ou a televisão sejam a opção mais atraente.

Separamos algumas dicas simples, as quais te ajudarão a passar por esse momento de uma forma mais leve e, claro!, produtiva.

60 anos de Brasília e outras datas históricas importantes para o vestibular

Neste dia 21 de abril, 60 anos atrás, nascia a nova capital nacional. Essa é uma data importantíssima para anotar e estudar, porque a construção da cidade e a mudança de capital, do Rio de Janeiro para lá, simbolizou um grande marco na história do país. Além dos 60 anos de Brasília, há outras datas tão relevantes quanto para este ano, as quais você, vestibulando, precisa estar atento, pois os exames adoram lançar mão de tópicos assim nas provas.

5 técnicas de memorização que te ajudarão nos estudos 

O excesso de informações sobrecarrega nosso sistema cognitivo, podendo afetar nossa memória e desencadear transtornos (como de ansiedade). Para que isso não aconteça, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio no meio da era digital.

A jornada de estudo, que exige muito foco e dedicação, força o cérebro a memorizar (e entender) o máximo de informações possíveis dentro de um prazo estipulado. A fim de auxiliar neste processo, selecionamos 5 técnicas de memorização que te ajudarão nos estudos.

Como extrair o máximo da sua capacidade intelectual durante os estudos

Você já deve ter se perguntando em vários momentos durante os seus dias de estudos: como eu produzo mais? Como eu rendo mais? Quais técnicas eu devo aplicar para ampliar ao máximo a minha capacidade intelectual, contribuindo para que eu internalize melhor os assuntos que estudo?

Pois bem, no post de hoje é justamente isso que vamos abordar: quais são as ferramentas, técnicas, métodos e fatores fundamentais que te auxiliarão para a máxima concentração e absorção dos conteúdos propostos.

Melhores e piores horas para estudar

O ano de vestibular é um ano decisivo para muitos. Isso exige dos alunos um comprometimento muito grande, a ponto de se regrarem e se adequarem a um planejamento diferente do que estão acostumados, com foco total no seu objetivo.

Esse planejamento não constitui somente de um cronograma de estudos diário, mas também uma série de outras questões, como: estar em dia com a aula/conteúdo, criar resumos, revisar e realizar os exercícios da matéria; além de se alimentar bem, praticar exercícios – para manter mente e corpo sãos – e, por último, mas não menos importante, dormir.

Como criar bons resumos para estudar

Você já deve saber que o nosso cérebro aprende por meio de sete atividades: lendo (10%), ouvindo (20%), observando (30%), vendo e ouvindo (50%), discutindo com os outros (70%), fazendo (80%) e ensinando aos outros (95%). Por isso, mãos à obra! Fazer é a nossa máxima para este ano. Fazer exercícios, fazer resumos, mapas mentais, desenhos e tudo mais que for útil para aprendermos a matéria e, claro!, poder dar aquela revisada depois, na véspera das provas.

MATRICULE-SE AGORA