A leitura é um exercício saudável e relaxante, faz bem para a memória e enriquece o leitor culturalmente!

Ela é um excelente meio para a expansão do nosso vocabulário, para o aprimoramento da escrita e também das ideias para desenvolver boas redações e o poder da oratória. Através da leitura somos capazes de viajar para outros mundos e conhecer novas realidades mesmo sem sair do lugar. 

Aqui, selecionamos algumas dicas para te ajudar a criar o hábito de ler por prazer, e não apenas por obrigação. 

Descubra sobre o que você gosta

Pode parecer estranho, mas se você analisar e souber o que você gosta no seu dia a dia, quais  são seus hobbies e passatempos favoritos, isso pode facilitar a descoberta para o mundo da leitura.

Por exemplo, se você gosta de assistir filmes de ficção, escolha um livro que tenha sido adaptado para o cinema, como “Harry Potter”, “Percy Jackson”, “O Iluminado”, entre outros.

Reserve um tempo para a leitura

Às vezes, na correria do dia a dia, fica complicado arrumar tempo para novas tarefas, pois já temos os estudos, atividades extracurriculares, provas, afazeres pessoais etc.

Então, como arrumar um tempinho para a leitura? Procure reservar 15 minutos todos os dias, na hora do almoço ou antes de dormir, por exemplo, e tente conciliar a leitura com as suas atividades diárias. Vá aumentando esse tempo conforme for se acostumando!

Visite feiras de livros e bibliotecas

Visitar locais como feiras livres e bibliotecas, além de te apresentar diversas obras e gêneros literários, te conecta a pessoas que também gostam de livros ou que estão buscando o hábito de ler.

Essa troca cultura e de experiências literárias vai te despertar cada vez mais o prazer de ler. 

Não desista e tenha paciência

No início, vai parecer chato, difícil e cansativo, mas logo você verá como é bom ler. Seja paciente com a sua leitura, leia com calma.

Comece com uma matéria de jornal ou revista, depois procure histórias curtas como crônicas, e vá aumentando a quantidade de leitura no seu tempo.

E você, é do tipo que gosta de ler muito ou pouco? Conta pra gente nos comentários do blog!

Leia também: Aplicativos para organizar e impulsionar seus estudos

Quer mais conteúdos como esse? Continuaremos, semanalmente, trazendo os melhores conteúdos para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. Acompanhe por aqui e nossas redes sociais!

MATRICULE-SE AGORA