Você já deve ter se perguntando em vários momentos durante os seus dias de estudos: como eu produzo mais? Como eu rendo mais? Quais técnicas eu devo aplicar para ampliar ao máximo a minha capacidade intelectual, contribuindo para que eu internalize melhor os assuntos que estudo?

Pois bem, no post de hoje é justamente isso que vamos abordar: quais são as ferramentas, técnicas, métodos e fatores fundamentais que te auxiliarão para a máxima concentração e absorção dos conteúdos propostos. Seu cérebro vai começar a produzir muito mais e de forma organizada, fazendo com que você realmente aprenda e compreenda o que está estudando.

Primeiramente, você deve aprender a gerenciar o seu tempo e estabelecer uma rotina de estudos. Para auxiliar com essa tarefa, disponibilizamos uma tabela de Cronograma e um Check-list semanal, que podem ser acessados aqui, para você montar o seu Cronograma de Estudos em casa. Ter metas claras, estabelecer uma hierarquia de prioridades, manter horários fixos, fazer pausas e desconectar-se do que não é relevante (vulgo, mundo externo, como memes, brincadeiras e conversas banais no WhatsApp) são etapas básicas para você conseguir avançar. Métodos como o MTD, o Pomodoro e o Kanban com certeza ajudarão nesta tarefa chamada organização. Para conhece-los na íntegra, clique aqui.  

Segundo, é preciso dar atenção ao espaço físico. Afinal, um quarto, sala ou ambiente bem organizado faz, sim, toda a diferença na hora dos seus estudos. Pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton descobriram que estar em um espaço desorganizado diminui a capacidade do cérebro de focar e processar informações.

Terceiro fator: a alimentação. Ter uma alimentação saudável e nutritiva faz total diferença na hora dos estudos. Isso porque a alimentação é uma importante aliada para o aprendizado, concentração, memória, assimilação e raciocínio. Para saber quais os alimentos que mais ajudam na hora dos estudos e os mais recomendados para os dias de prova, baixe nosso e-book completo aqui.

Quarto e importantíssimo aspecto: concentração. Existem inúmeras técnicas de concentração para te ajudar a render mais. Uma delas, e facílima de praticar, é a meditação. Apenas 20 minutos diários, durante cinco dias, é o suficiente para melhorar seu rendimento, de acordo com artigo publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, a PNAS. No nosso e-book você pode ler, ainda, sobre outras técnicas de concentração como a Metacognição

Bons estudos!

MATRICULE-SE AGORA