Em tempos de isolamento social, onde todas as pessoas e todas as rotinas foram afetadas de alguma maneira, cabe a nós mesmos buscarmos diferentes maneiras de se manter saudáveis e produtivos. São mudanças em diversos âmbitos da vida: trabalho, convivência social, atividades físicas, lazer, estudos. Todo mundo teve que se readaptar de alguma forma, reinventar-se. Não estamos sozinhos neste barco. E para ter sucesso durante esse período, é necessário criar uma rotina de acordo com as suas prioridades e dentro da realidade a qual estamos condicionados no momento. De nada adianta ficarmos reclamando ou “arranjando desculpas”; precisamos procurar soluções e maneiras alternativas para realizar as atividades de novos jeitos. Precisamos estar abertos, ser flexíveis e, principalmente, manter o foco, mesmo que, às vezes, a cama ou a televisão sejam a opção mais atraente.

No ramo da Educação, o impacto não foi diferente. Vocês, estudantes, estão vivenciando isso. E para quem é vestibulando, especialmente, esse período atípico afligiu ainda mais. São inúmeras incertezas quanto aos calendários de provas e uma grande pressão para seguir sendo produtivo mesmo de casa.

Separamos algumas dicas simples, as quais te ajudarão a passar por esse momento de uma forma mais leve e, claro!, produtiva.

1. Seguir uma rotina

Apesar de estar em casa, é necessário seguir uma rotina como se fosse qualquer outro dia. Isso te deixará seguro e focado quanto aos deveres do dia. Acorde no horário do despertador, tome um café caprichado, um banho e troque de roupa (usar pijama o dia todo só vai te deixar com vontade de ficar no conforto da sua cama!).

2. Fazer exercícios

Mesmo que você não tenha o costume de fazer, é de extrema importância manter o corpo e a mente sãos neste momento. Existem diversos apps com atividades que podem ser feitas na sala de casa, basta arrastar o sofá. Yoga, treinos moderados e até mesmo meditação são excelentes opções para fazer a mente espairecer.

3. Cultivar hábitos

Tenha compromisso com as suas demandas diárias, mas não deixe de lado o que te dá prazer. Seja ler um livro, assistir séries, desenhar, escrever… Reservar um tempo do seu dia para fazer o que você gosta é fundamental para manter um bom desempenho e seguir a sua rotina.

Em relação aos estudos, as dicas não são muito diferentes. Confira:

4. Manter a organização

Seja a sala, o quarto ou onde for o seu canto de estudos: deixe ele organizado. A organização é fundamental para o processo de aprendizagem.

5. Fazer pausas

Momentos de descanso são importantes para oxigenar o cérebro e deixá-lo pronto para uma nova leva de estudos. Pare para tomar um café, escutar uma música. Todo processo é essencial para manter a produtividade em alta.

6. Usar a tecnologia com sabedoria

Enquanto estiver estudando, evite mexer no celular. Ponha no modo avião e silencie as notificações, caso seja necessário. Dê prioridade aos grupos que agregam informações úteis e verdadeiras para o seu processo de aprendizado. Utilize as informações disponibilizadas em rede a seu favor. Provavelmente serão de grande valia para os vestibulares deste ano.

Aproveite esse período de isolamento social para se conhecer melhor e se comprometa a seguir uma rotina diária para se manter saudável física e mentalmente. Esperamos que essas dicas te auxiliem a obter a produtividade que deseja; elas são peça-chave para o bom andamento do seu planejamento anual.

MATRICULE-SE AGORA