Você sabia que no dia 16.08 comemoramos o Dia do Filósofo? A data homenageia todos os profissionais dedicados ao estudo da filosofia!

No blog de hoje, listamos os filósofos mais importantes da atualidade que podem vir a cair na prova do ENEM e de outros vestibulares.

John Rawls (1921-2002)

Foi um professor de filosofia política na Universidade de Harvard. Entre suas obras destacam-se: Uma Teoria da Justiça, Liberalismo Político e O Direito dos Povos

A teoria da justiça de Rawls tornou-se uma das obras centrais da filosofia política contemporânea e até hoje é alvo de muitas críticas, comentários, aperfeiçoamentos ou desdobramentos. Essa teoria tem como foco a igualdade social, ela estabelece o sistema de cotas que dá oportunidade aos menos favorecidos.

Jürgen Habermas (1929)

É um filósofo e sociólogo, membro da Escola de Frankfurt, que participa da tradição da Teoria Crítica e do Pragmatismo. Passou sua vida toda estudando sobre democracia, especialmente por meio de suas teorias do agir comunicativo, da política deliberativa e da esfera pública. Ele acredita que a Democracia moderna é a saída para evitar os abusos do capitalismo.

Habermas é conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública, sendo considerado um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.

Michel Foucault (1926-1984)

Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e e professor da cátedra de História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France. Vale destacar que Foucault era homossexual, o que foi um grande desafio devido à época em que viveu.

Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.

Simone de Beauvoir (1908-1986)

Foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa.

Embora não se considerasse uma filósofa, ela teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista.

As suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo.

Peter Singer (1946)

É um filósofo e professor australiano. Atua na área de ética prática, tratando questões de Ética de uma perspectiva utilitarista.
Peter é um defensor do altruísmo eficaz descrito em sua obra A Vida que Podemos Salvar.

Leia também: Capitalismo, socialismo e comunismo: você precisa saber a diferença entre eles!

Quer mais conteúdos como esse? Continuaremos, semanalmente, trazendo os melhores conteúdos para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. Acompanhe por aqui e nossas redes sociais!

MATRICULE-SE AGORA