O dia 19/05 é marcado pelo Dia do Físico, em homenagem à Albert Einstein e seu “O Ano Miraculoso”, 1905. Neste ano, o gigante da Física publicou 5 artigos que mudariam a história da Física, no auge dos seus 26 anos. Para lembrar a data, selecionamos quatro grandes físicos da história e suas principais contribuições para o mundo:

Galileu Galilei (1564 – 1642)

Foto: Reprodução/Justus Sustermans – Portrait of Galileo Galilei, 1636

O físico e matemático revolucionou a ciência e astronomia. Com a invenção do telescópio, por exemplo, comprovou a Teoria do Heliocentrismo, afirmando que a Terra não era o centro do universo – contrariando a igreja e sendo julgado à prisão perpétua domiciliar. Outra grande descoberta foi a Lei da Queda dos Corpos, na qual defende que dois objetos de pesos distintos chegam ao chão no mesmo tempo se largados de uma certa altura.

Isaac Newton (1643 – 1727)

Foto: Reprodução/Folha de São Paulo

Conhecido como o pai da ciência moderna, o cientista inglês marcou a história das descobertas. São tantas que fica difícil enumerar quais foram as mais importantes e fundamentais. Entre elas estão a Lei da Gravitação Universal e as Leis de Newton.

Marie Curie (1867 – 1934)

Fonte: Reprodução/Associated Newspapers/Encyclopaedia Britannica

Um dos grandes nomes da Física é de uma mulher polonesa, que driblou os homens da época. Isso tudo porque sua contribuição foi imensa, sendo a primeira pessoa no mundo a receber o Prêmio Nobel duas vezes. Curie foi a responsável pela descoberta de dois elementos químicos: Polônio e o Rádio. Esse último desenvolveu suas pesquisas que levaram ao segundo prêmio: desta vez com a descoberta da radioatividade – e consequentemente do raio-x.

Albert Einstein (1879 – 1955)

Foto: Reprodução/F. Schmutzer – Restoration, 1921

Quando falamos sobre gênio, instantaneamente lembramos da imagem do senhor de cabelos brancos bagunçados e um bigode. Albert Einstein foi um dos maiores cientistas da história. Foi em seu “Ano Miraculoso” que o físico alemão publicou um artigo anunciando a descoberta da Teoria da Relatividade, contrariando Newton e mostrando a relação entre espaço e tempo – velocidade da luz.

Tanto os nomes, quanto suas descobertas, são estudadas durante a vida e muitas delas são recorrentes nos vestibulares (ex.: Leis de Newton…). É superimportante saber sobre cada uma delas e sua influência, afinal, todas as invenções e descobertas desses grandes mestres mudaram a história do mundo e, consequentemente, o nosso dia a dia.

Leia também: Os assuntos que mais caem no ENEM

Continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais! Semanalmente, trazemos os melhores conteúdos e dicas para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. 

MATRICULE-SE AGORA